0

Seca e desertificação na Amazônia savaniza o bioma amazônico ? Isto é possível?

Infelizmente, é possível sim. Secas e desertificação de imensas áreas na Amazônia Legal, já aconteceram. E poderão acontecer de novo. Quanto à morte do bioma amazônico, ainda não está agonizante, mas diria que já está doente, como se tivesse um câncer ainda no início. Mas poderá ser tratado e salvo. Tudo depende da conscientização do povo brasileiro e do Governo. O povo, para denunciar, alertar e pressionar; o Governo, para agir, adotando novas e urgentes políticas públicas para aquela importante região, que corresponde a 59% do território nacional e abriga uma enorme biodiversidade e riquezas minerais de altíssimo valor econômico e estratégico. Riquezas tão variadas e valiosas, que qualquer nação gostaria de poder possuí-las e... explorá-las. E isso já está acontecendo. Estrangeiros estão explorando e levando as nossas riquezas, diante da excessiva leniência do Governo Brasileiro.

Com um vasto território e uma baixíssima densidade demográfica, a Amazônia Legal engloba as áreas mais abandonadas e desprotegidas do país, quiçá do planeta. O mesmo se pode dizer da Amazônia Continental, que é por onde se estende o bioma amazônico, para além das nossas fronteiras, abrangendo nove países: Brasil, Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Mas o que está acontecendo por lá? Muitas coisas. E isto será objeto de nossas próximas matérias. Por ora, vamos mostrar o que já aconteceu, o que está acontecendo e o que poderá acontecer. Não, não vamos nos perder em longos discursos, nem é nosso propósito alarmar e ser pessimistas. Tentaremos apenas alertar, sendo objetivos e diretos, economizando palavras, deixando que as imagens falem por si. Cabe a você, leitor, tirar suas próprias conclusões e nos acompanhar ou não em nossa série de denúncias e reportagens.


Por causa disto:



Por causa disto:

Clique no link abaixo para ver o vídeo do Greenpeace, mostrando como se destrói a Amazônia:

Abrir vídeo



Nota: A Administração deste blog não concorcoda com a totalidade deste vídeo, no que se refere a "causas oriundas do aquecimento global", que não julgamos ser inteiramente de origem antropogênica. No entanto, estamos de acordo que diversos tipos de alterações climáticas podem ser provocadas pela ação do homem na natureza. Assim, por concordar com cerca de 80% do que é exibido e com algumas verdades incontestáveis mostradas pelas imagens, resolvemos publicar o vídeo, após as ressalvas.


E por causa disto:


  • Poucos investimentos e falta de políticas públicas eficientes do Governo para a região;
  • incapacidade governamental para gerenciar, fiscalizar, controlar e defender o seu território interno e suas fronteiras, naquela imensa hiléia amazônica, fazendo-a parecer "terras de ninguém";
  • permissividade quanto à instalação de madeireiras clandestinas e do agrobanditismo ecológico na região;
  • permissividade quanto à instalação de agroindústrias que desrespeitam os já mal elaborados planos de manejos da região (quando existem);
  • permissividade quanto ao avanço de culturas de soja na Amazônia, com a conseqüente destruição da mata nativa;idem, idem quanto a derrubadas e queimadas para a formação de pastagens para gado;
  • idem, idem, quanto aos garimpos clandestinos, poluidores de rios, e a biopirataria;
  • idem, idem, quanto às plantações de monoculturas de cana-de-açúcar e futuras instalações de usínas de álcool, sem o estudo do descarte dos resíduos industriais, como o vinhoto;
  • excessiva benevolência e não exigência de contrapartida fiscalizada nos assentamentos rurais;
  • erros logisticos, diplomáticos e de planejamento na demarcação das reservas indígenas;
  • facilitamento na venda de terras amazônicas para estrangeiros, cujos únicos objetivo são a exploração da terra, até o esgotamento dos seus recursos, sem nenhum comprometimento com a defesa do meio ambiente;
  • ausência de uma presença militar mais efetiva nas fronteiras e nas áreas de devastação;
  • excesso de burocracia ineficiente, erros logísticos de administração e política, pela superposição de poderes;
  • facilidade e falta de fiscalização para as ONGs estrangeiras que se instalam na região, com objetivos camuflados e a serviço dos interesses políticos e econômicos internacionais;
  • ausência de um órgão exclusivo, com autonomia e serviço de inteligência interna , para cuidar dos problemas fundiários e ambientais da região, funcionando também como órgão de apoio ao Ministério da Defesa...
  • outros problemas aqui não relacionados...

Já chegamos a isto:



(Pare o mouse sobre a imagem, para fixá-la e ler legendas!)

Provocamos isto:










TERRITÓRIO EM DISPUTA


E poderemos chegar a isto:















---

- --NOVO BRASIL

Aí está a situação em que nos encontramos e para a qual o país tem de estar de olhos abertos. Sob o pseudo pretexto de que o Brasil é incapaz de cuidar da Amazônia, "um patrimônio da humanidade", as potências estrangeiras, em nome da preservação do meio ambiente, pretendem tomá-la de nós. Manobras nesse sentido já se articulam e, não tenham dúvidas, irão se intensificar, enquanto o país permanecer nesse "statu quo". E só temos um meio de evitar isso: ocupar racionalmente a Amazônia, criar novas políticas públicas e mecanismos de defesa para aquela importante e rica região. E o primeiro passo, dentre as inúmeras coisas que têm de ser consertadas, É ACABAR TERMINANTEMENTE COM OS DESMATAMENTOS E AS QUEIMADAS. Com isso, apenas com isso, já eliminamos a metade dos problemas e destruímos os motivos que vêm sendo alegados.

Adiando as pressões internacionais, teremos tempo para nos recompor e ir paulatinamente saneando a região, começando pela cassação das licenças das ONGs estrangeiras suspeitas e estudando melhor, sob o aspecto humano, mas também estratégico, a questão da demarcação das reservas indígenas. Que o nosso STF pense bem nisso, para não complicar e levarmos anos para corrigir um erro de decisão.

Que o nosso statu quo não se transforme em statu quo ante bellum! É o que a nação espera.

Technorati : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Del.icio.us : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links Acessar Portal
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Meu Espaço no Scribd

Link do blog


(Copie e cole o código acima na barra lateral do seu blog)

Acessar
Ocorreu um erro neste gadget

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do racionalismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Mural de Recados

Comunique-se com outros participantes deste blog, deixando e recebendo recados!

El Escaparate (Ayuda Blogger)

Últimos Comentários

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...