5

Como inserir páginas independentes num template Blogger?

As duas grandes plataformas para criação de blogs (Wordpress e Blogger) possuem algumas diferenças na forma de criação e manutenção, embora o resultado final seja praticamente o mesmo.

Basicamente, poderíamos dizer que a do Wordpress é a de maior abrangência, mais completa e mais técnica, porém, de manutenção mais difícil. Já a do Blogger é simplicíssima e qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento de html, consegue criar um blog e dar-lhe manutenção, utilizando o sistema WYSIWYG (What You See Is What You Get). Aqui, o Blogger dá um banho. Mas isso tem um preço: só vale para blogs simples, limitados ao básico ou um pouquinho mais, sem nenhuma sofisticação. Se você quiser um blog com mais recursos e sofisticação, terá de ir para o Wordpress.

Postas as diferenças, vamos ver como contornar algumas das principais deficiências do Blogger, como falta de variedade de templates, poucas templates de 3 colunas, poucos widgetes, não existência de menus, comentários fora da página do post, e impossibilidade de inserção de páginas independentes. Tudo isso, se você quiser ter em seu blog blogspot, terá de ser feito manualmente, no braço mesmo, introduzindo html, o que anula, de certa forma a grande vantagem que o Blogger poderia ter sobre o Wordpress. Essas alterações, no blogspot, são chamadas de "Hacks".

Vamos ver hoje, sob a forma de tutorial, como adaptar o Blogger para aceitar a inserção de páginas independentes, partindo do pressuposto de que você já esteja utilizando um template com menu.

    1. Abra o painel de controle do Blogger e , a seguir, a aba "Configurações". Nesta aba, selecione "Arquivamento";
    2. Você verá duas opções: "Freqüencia de Arquivamento" e "Ativar Páginas de Postagem". Em freqüencia de arquivamento, marque "diariamente" e m ativar páGinas de postagens, marque ou deixe como "SIM";
    3. Agora, vá para "escrever post" e escreva um novo ou insira a cópia da página que você quer que fique independente. Não inclua marcadores (palavras-chaves)!; Confira o resultado e veja se está tudo de acordo, antes de publicar;
    4. Antes de salvar, clique em "Opções de postagem", logo abaixo da página de edição. No menu que se abrir, nas opções " Permitir comentários dos leitores" e "Links de retorno" marque NÃO. Em data e hora de postagem, atribua a data mais antiga que puder (a do seu 1º post, por exemplo, e em horário anterior ao dele);
    5. Se tiver cumprido todas as etapas anteriores, PUBLIQUE O POST!
    6. Abra o seu blog e localize o post acima. Clique no título e abra-o, copiando a sua URL;
    7. Vá para o seu menu e no local onde está o item que chama a página cole a url com o endereço do post que você copiou. Salve!

Pronto, está feito! Agora, toda vez que alguém clicar no item de menu que leva para a sua página independente ela se abrirá como página e não como post. Legal, não?

Dá um, pouquinho de trabalho, mas vale à pena. Se quiser ver como fica antes de tentar , visite o meu blog Vida Escaneada, indo para o menu horizontal e clicando em "Índice". Clique aqui para acessar!

5 comentários:

Guardião disse...

legal e depois da página independente criada, como eu coloco mais post nela?
valew.. ótimo site.

Ivo S. G. Reis disse...

Guardião:

Você não vai colocar um novo "post" na página porque ela já é um post, apresentado sob a forma de página. Quando quiser modificar ou inserir mais assunto, você vai simplesmente "editar" a página.

No seu painel, lolalize a página pelo nome que você lhe deu, clique em "editar" e modifique o que quiser. Só isso.

Edna disse...

Olá, ótimo texto, muito explicativo!
Só uma pergunta: este post novo(ou pagina) independente continua com o título apenas no arquivo do blog ou pode ser colocado num "menu" de paginas independentes?

Ivo S. G. Reis disse...

Edna:
Quando você faz o que foi recomendado, o post passa a funcionar como "página independente" que pode, inclusive, ser acessada por menu (é só colocar o link). Não será mais um post porque nem sequer aceita comentários (característica das páginas).
Abraços!

José Luiz disse...

Olá, eu queria muito redirecionar a página inicial do meu blog blogger pra um outro blog, nesse outro blog está tudo configurado pra ser um portal, mas não acho nenhum código que não altere os links das postagens por que tipo, redireciona normal pro novo link, mas as postagens param de funcionar...

Pode me ajudar?

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links Acessar Portal
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Meu Espaço no Scribd

Link do blog


(Copie e cole o código acima na barra lateral do seu blog)

Acessar
Ocorreu um erro neste gadget

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do racionalismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Mural de Recados

Comunique-se com outros participantes deste blog, deixando e recebendo recados!

El Escaparate (Ayuda Blogger)

Últimos Comentários

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...