2

Acusações contra Edir Macedo geram briga de cachorros grandes: TV Globo x TV Record

Como era de se esperar, a IURD reagiu, utilizando a sua emissora TV Record para defender Edir Macedo e lançar dúvidas sobre as acusações de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro que pesam sobre ele e mais 9 dirigentes e colaboradores da Igreja Universal do Reino de Deus. A defesa foi feita no programa "Record News", de 12/08/2009, que tentou colocar a TV Globo como principal responsável por maximizar a notícia sobre o processo aberto contra Edir Macedo e mais 9 dirigentes e colaboradores da Igreja Universal do Reino de Deus. O que eles insistem em não ver, é que a notícia não é fabricada e nem se originou na TV Globo, porque a denúncia realmente existe, já foi acatada pela justiça e os fatos a ela relacionados amplamente divulgados pela mídia impressa e cibernética.

Mas como o alcance maior foi o da TV Globo, utilizando as duas edições do seu jornal televisivo, a IURD tentou a seguinte estratégia para infirmar e desacreditar a emissora rival, utilizando o programa jornalístico da TV Record:

1) Disse que a motivação foi a concorrência, porque a TV Record estaria batendo a Globo em alguns horários tradicionalmente dominados por esta última;
2) Alegou que a não aplicação do dinheiro arrecadado dos fiéis em obras sociais seria uma mentira. E passou a divulgar vários flashes de obras sociais e assistenciais, patrocinadas pela Igreja Universal.

Agora, pergunta-se. E daí? Esses argumentos só seriam válidos se a notícia fosse mentirosa e, efetivamente, não é. Que a concorrência acirrada entre as duas emissoras existe, é fato sabido e não se pode negar. Que a Rede Globo não é muito confiável porque tendenciosa e oportunista, também é verdade. Mas a Record também não fica muito atrás. Ambas não são confiáveis e ambas distorcem as notícias de acordo com os seus interesses e ambas se vendem, como verdadeiras prostitutas.

Voltemos então aos fatos e à defesa apresentada pela IURD: Quanto às obras sociais... ora, é obrigação das instituições religiosas reverter o dinheiro que arrecada dos fiéis para obras sociais e praticar o assistencialismo para os mais necessitados. E é também compreensível que alguma parte seja utilizada para que essas instituições se reestruturarem e se expandam. Só que, no caso da Universal e de várias outras igrejas evangélicas - e isso é praxe, mormente entre as evangélicas neopentecostais -, o que se aplica nessas atividades é menos de 20% do que se arrecada, apenas para dar uma satisfação aos fiéis e à sociedade, o que é feito com grande divulgação. Para onde vão os outros 80% ?

Outro ponto que alegou em sua defesa: o de que a notícia seria "requentada", ou seja, seria a republicação, com nova roupagem, da mesma notícia publicada 15 anos antes, pela mesma TV Globo e cujo processo na Justiça já foi encerrado. Esquecem-se porém os dirigentes da IURD, que sempre que surge um fato novo relacionado a um mesmo assunto já transitado em julgado e que não havia sido considerado antes, o processo pode ser reaberto. Mas não foi o caso, porque a atual denúncia corre em separado e estribada em outros fatos e "qualquer semelhança é mera "(re)(co)incidência".

Não, que não se tente esconder o sol com a peneira, procurando iludir a Justiça e a opinião pública. A IURD não deve menosprezar a nossa inteligência e nos considerar a todos como evangélicos fanáticos robotizados, iguais àqueles em quem faz lavagens cerebrais. Que ela tente convencer aos seu fiéis da inocência do Edir Macedo e da seriedade dos seus propósitos, já não é muito correto mas é o esperado. O que não se pode esperar é que isto prospere na Justiça e perante a opinião pública não evangélica.

Mas não se preocupem os seguidores de Edir Macedo. Como das outras vezes, ele vai se safar desta. Afinal, é amigo do Presidente Lula, tem dinheiro, poder e muitos mihões de votos para negociar com os políticos. E os fiéis, mesmo sob o peso dessas acusações, é claro que não vão abandoná-lo, pois ele conseguirá convencê-los de que está sendo "perseguido" . Seus advogados irão recorrendo, recorrendo, até fazer a causa chegar no STF. E, em lá chegando, quem é que manda no Supremo? E quem é que manipula quem manda no Supremo?

Respondam a estas perguntas e já poderão antecipar o final do caso: ficarão somente o barulho e alguma dor-de-cabeça temporária, mas ninguém condenado. A Igreja Universal continuará sendo o que é, o Edir continuará livre e gerindo suas igrejas, e nos anais da IURD estará registrado mais uma perseguição religiosa ao seu líder maior. E será só, porque o senhor Edir Macedo "é amigo do rei" e aos amigos não se aplicam os rigores da lei. Isto é Brasil.
================================================
Vejam, abaixo, os dois vídeos sobre o assunto que, ao final, foram transformados em guerra entre emissoras de TV:

O da TV Globo:


O da TV Record:

2 comentários:

Carlos Henrique Leda disse...

Pois é, a defesa da Record é o ataque. Tipico dos políticos desonestos, que quando alguém o desmascara procura logo desqualificar o delator, para que o que ele disse 'passe' a ser mentira.
E o pior é os seguidores crerem que é uma perseguição religiosa. Se conseguissem enxergar mais de um palmo a frente, faria muita diferença.

Ivo S. G. Reis disse...

A intenção deles é esta, Carlos. Levar o foco para a perseguição religiosa e guerra de audiência. Assim, esquece-se o assunto principal. O pior é que os crentes acreditam e ainda continuam fiéis aos seus líderes. Fazer o quê?

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links Acessar Portal
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Meu Espaço no Scribd

Link do blog


(Copie e cole o código acima na barra lateral do seu blog)

Acessar
Ocorreu um erro neste gadget

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do racionalismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Mural de Recados

Comunique-se com outros participantes deste blog, deixando e recebendo recados!

El Escaparate (Ayuda Blogger)

Últimos Comentários

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...