3

Líder religioso da Igreja Universal (IURD) é processado por lavagem de dinheiro

A notícia que vamos reproduzir abaixo, extraída do site Yahoo! Notícias, vem confirmar o que temos insistentemente denunciado nos sites que compõem a rede DDD (Debata, Desvende e Divulgue!): que o agressivo marketing religioso evangélico, fundamentado em sua "teologia da prosperidade" é um proselitismo sustentado pela comercialização da fé, que passou a ser vendedora de sonhos de progresso social, salvação e curas milagrosas, explorando e enganando os fiéis. Para terem essa suposta "assistência religiosa", sofrem lavagens cerebrais constantes e são instados a contribuir com dízimos e doações para as suas igrejas, dinheiro que, depois de tirada uma pequena parte para o circo da assistência social e religiosa, é desviado para outras finalidades, indo parar nas contas particulares dos líderes.

Mas, pelo menos no Brasil, um país laico, o que mais incentiva essa prática é a proteção constitucional (liberdade de culto religioso e imunidade tributária dos templos religiosos) e outros dispositivos legais que, combinados, acabam levando à impunidade, tal qual ocorrem com os políticos, com os seus foros privilegiados e imunidades parlamentares. Quantos políticos e líderes religiosos foram presos e condenados aqui no Brasil?

Bem, a notícia está aí embaixo. Acompanhem todos os episódios a ela relacionada e depois busquem pelo resultado final. Das duas uma: ou os reús serão absolvidos ou os processos irão se arrastando, se arrastando, até caducarem e se extingüirem por decurso de prazo, igualzinho ao que acontece com os políticos. A palavra final ficará nas mãos do STF. E se for para lá e até chegar lá... Assim é no Brasil,

Edir Macedo e mais 9 viram réus por lavagem de dinheiro

Ter, 11 Ago, 08h06

A Justiça de São Paulo acatou ontem a denúncia contra o bispo Edir Macedo e outras nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), eles são acusados de integrarem um esquema envolvendo empresas de fachada, que remetia ao Exterior dinheiro obtido com doações de fiéis. Esse dinheiro, depositado em paraísos fiscais, voltava ao Brasil em forma de contratos de mútuo utilizados para a aquisição de empresas.

A acusação formal foi oferecida no último dia 5 pelo MPE, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - Núcleo São Paulo, e recebida pelo juiz da 9ª Vara Criminal da Capital. Além de Edir Macedo, foram denunciados Alba Maria da Costa, Edilson da Conceição Gonzales, Honorilton Gonçalves da Costa, Jerônimo Alves Ferreira, João Batista Ramos da Silva, João Luís Dutra Leite, Maurício Albuquerque e Silva, Osvaldo Scriorilli e Veríssimo de Jesus.

De acordo com a denúncia, Edir Macedo e os demais acusados há cerca de 10 anos vêm se utilizando da igreja para a prática de fraudes. Durante as investigações, os promotores conseguiram localizar milhares de depósitos em dinheiro em favor da Igreja Universal. Somente no período entre março de 2003 a março de 2008, esses depósitos somaram R$ 3,9 bilhões, de acordo com o MPE.

Levantamento feito pelo MPE e pela Polícia Civil, com base em dados bancários e fiscais obtidos judicialmente, mostra que a Igreja Universal movimenta cerca de R$ 1,4 bilhão por ano no Brasil, dinheiro arrecadado por meio do pagamento de dízimo por seus milhares de fiéis espalhados por 4.500 templos, instalados em 1.500 cidades do País.

Dízimo

Na denúncia, o MPE destaca que Edir Macedo e outros bispos destinavam grande parte de sua pregação para a coleta do dízimo, enfatizando a necessidade de a igreja angariar recursos para a compra de óleos santos de Israel, o financiamento de novos templos e o pagamento de pregações nas rádios e TVs. A Universal aceitava cheques, carros e outros bens como doação.

Ainda segundo a denúncia, Edir Macedo e os outros denunciados se aproveitaram da imunidade tributária estabelecida pela Constituição para templos religiosos e passaram a utilizar a Igreja Universal para benefício próprio, captando os valores dos dízimos, ofertas e contribuições dos fiéis, investindo em bens particulares, como imóveis, veículos ou joias. Para os promotores, ficou comprovado que o dinheiro das doações, em vez de ser utilizado para a manutenção dos cultos, era desviado para atender a interesses particulares dos denunciados.

Fonte: Agência Estado/Yahoo Notícias (http://br.noticias.yahoo.com/s/11082009/25/manchetes-edir-macedo-9-viram-reus.html )

3 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que isso é mais uma perseguiçao religiosa, a igreja esta de portas abertas para receber as pessoas que estao sofrendo ,por que eles nao preocupa com os verdadeiros ladroes que sao os politicos

Ivo S. G. Reis disse...

Exatamente isto é o que o Edir Macedo espera que todos pensem e é exatamente isto o que a IURD e a TV Record irão divulgar. E os fiéis acreditarão, pode crer. Fazer o quê?

Gerson disse...

Não é o que o Bispo ou a Record quer que as pessoas pensem. Quem conhece o dia a dia dentro da Igreja Universal, o cuidar das pessoas, a dedicação em mostrar o reino de Deus ás pessoas sabe que não tem nada de fanatismo e sim uma fé verdadeira em Deus, não somos ignorantes sem cultura como muitos alegam. Só para exemplo, o que seria dos 3,5 milhões de jovens que a Universal tirou e mantém longe das drogas, do roubo e de uma vida infeliz. Eu posso falar, pois sou um deles e hoje ajudo os outros. Não quero defender a Universal, mas é inegavel a obra que Deus faz atravéz da IURD. Deus abençoe os leitores.

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links Acessar Portal
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Meu Espaço no Scribd

Link do blog


(Copie e cole o código acima na barra lateral do seu blog)

Acessar
Ocorreu um erro neste gadget

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do racionalismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Mural de Recados

Comunique-se com outros participantes deste blog, deixando e recebendo recados!

El Escaparate (Ayuda Blogger)

Últimos Comentários

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...