0

Fraudes em licitações de hospitais públicos? Isto é corriqueiro, fichinha. Esperem as da copa!

Reproduzo aqui a matéria por mim publicada em nossa rede "Observatório Político Brasileiro", referente ao tema propinas e fraudes nas licitações públicas. Segue o texto:
------
No programa "Fantástico", do último domingo, a Rede Globo exibiu uma matéria sobre "fraudes em licitações públicas", tomando como exemplo o Hospital Universitário do Fundão, no Rio de Janeiro.

Pela reportagem, as reuniões para o acerto das propinas, gravada com câmaras escondidas, mostravam claramente como funcionava o esquema praticado por 4 empresas especializadas em fraudar licitações públicas, pagando suborno aos administradores para vencer as concorrências, uma verdadeira montagem teatral, já que também se utilizavam de "colaboradores externos", que só entravam nas concorrências como figurantes, para perder.

Uma vez vencida a concorrência, com os preços majorados para embutir a "comissão" dos subornados, esta é paga de uma só vez, em espécie, ou por etapas, se o valor for muito elevado e referir-se a obras ou prestação de serviços de longa duração. A taxa de propina varia entre 10 a 20% sobre o valor contratado mas, em casos especiais (obras de grande vulto) pode chegar a 30%. Estas, como os próprios corruptores definem, são as regras de mercado(???), ou seja, a prática ilegal, mas institucionalizada. E todos no Governo sabem disso, do mais alto aos mais baixos escalões. Sempre foi assim, antes e depois da Lei das Licitações.

A lei que regula ou deveria regular essas atividades é a Lei 8666, de 21/06/93, que foi criada justamente para tentar moralizar, fiscalizar e controlar as licitações do poder público, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Todas as compras e contratações de serviços subordinam-se a ela. Mas os experts brasileiros, há muitos anos, antes mesmo da sua publicação, já sabiam os caminhos para burlá-la, pois a a própria lei deixava essas brechas, nas entrelinhas. E tinha que ser assim, senão como o Governo iria roubar? Vai serrar o próprio galho em que está sentado? Não, políticos e governantes não fazem isso.

No Brasil, as leis são feitas para enganar a opinião pública e fazer parecer que existe controle e que se está trabalhando pelo bem comum da população. Por isso, essas leis são feitas sob encomenda e habilmente preparadas, com aspectos de rigidez e moralidade, mas deixando furos para que os corruptos possam se locupletar e, nos raros casos de denúncias e processos, escapar. O exemplo mais recente que temos disso é a famosa "Lei do Ficha-Limpa", uma lei para inglês ver, que acalmou os ânimos do povo, mas queainda está muito longe de surtir os efeitos que dela se esperavam. Mesmo assim ainda há tempio de corrigir tudo isso, bastando querer. O problema é que os governantes e polpiticos não querem.

Portanto, a matéria da Rede Globo não trouxe nenhuma novidade, não se caracterizou como nenhum furo de reportagem e apenas serviu para preencher a pauta jornalística da próxima semana. O mérito, foi conseguir gravar o que acontece rotineiramente  no país, em todas as licitações públicas.

Mas nem a Rede Globo, nem a mídia jornalística, em geral, precisam se preocupar: a copa está chegando e todos estão se preparando, os times, para jogar e os administradores, para roubar. É só acompanhar os passos dos governantes, ministros, políticos, fornecedores e empreiteiros vencedores das licitações e haverá muita, muita matéria, para mais de um ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links Acessar Portal
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Meu Espaço no Scribd

Link do blog


(Copie e cole o código acima na barra lateral do seu blog)

Acessar
Ocorreu um erro neste gadget

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do racionalismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Mural de Recados

Comunique-se com outros participantes deste blog, deixando e recebendo recados!

El Escaparate (Ayuda Blogger)

Últimos Comentários

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...