0

Notícias censuradas por governos autoritários já poderão ser acessadas

Finalmente, uma boa notícia para os defensores da liberdade de expressão: a ONG internacional "Repórteres Sem Fronteiras" anunciou a criação de um site especializado em publicar notícias censuradas por governos autoritários em todo o mundo. Para tanto, dispõe de uma equipe de 150 repórteres espalhados em 5 continentes e meios próprios de proteção das informações. E para melhorar, aceita também contribuições anônimas, enviadas por qualquer pessoa, bastando que sejam relevantes e que possam ser checadas, antes de serem publicadas.

É sabido que mesmo quando disfarçados de "democráticos", muitos países censuram, boicotam, criam embaraços ou proíbem a circulação de notícias contrárias aos seus governos. Exemplos não faltam, inclusive na América do Sul (vide casos Chavez, na Venezuela e Cristina Kirchner, na Argentina, para só falar dos mais recentes).

E o Brasil não fica muito atrás, só que aqui eles costumam usar o termo "blindagem", que significa proteger o alvo das notícias, geralmente quando esse alvo é da equipe do governo, não importando se em nível, federal, estadual ou municipal. Governos que deveriam proteger seus cidadãos e proporcionar-lhes segurança e melhores condiçõesde vida, usam o poder em proveito próprio, enganando a população com falsas informações e encobrindo as que lhes são prejudiciais. Felizmente, nem sempre conseguem, mas perseguem este objetivo veladamente, declarando-se a favor da liberdade de imprensa.

No Brasil, notícias sobre gastos com obras públicas, escândalos políticos, nepotismo, agressão ao meio ambiente, doações em campanhas eleitorais, conluios para aprovação de projetos, evasão de divisas e entreguismo costumam ser blindadas. O que se consegue saber sobre a exploração do nióbio brasileiro? E sobre os bastidores da aprovação dos faraônicos projetos da transposição do Rio São Francisco e da contrução elefante branco da Usina de Belo Monte? Claro que nem tudo consegue ficar escondido e as notícias acabam vazando, mas o que se consegue descobrir, quando se consegue, é uma ínfima parte do real e, por serem revelações tardias, fica quase impossível impedir ou corrigir os desmandos.

Mais um exemplo, num nível inferior, o estadual: o governo do Estado de Tocantins, em julho deste ano, tentou impedir a circulação de 8 mil exemplares da revista Veja, mandando 30 policiais militares ao aeroporto, para apreender os exemplares da revista, que traziam denúncias contra o governador Carlos Gaguim (PMDB) e o procurador-geral do Estado, Haroldo Rastodo, acusados de integrarem uma organização criminosa para fraudes em licitações públicas. E isto (pasmem!) amparados em decisão de um desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, que proibia a veicualação de qualquer notícia referente ao assunto. A justificativa? A de que a investigação corria em "segredo de justiça". Só que este entendimento é equivocado, pois o "segredo de justiça" não se aplica aos órgãos de comunicação e a norma só é restritiva para os órgãos públicos, segundo o entendimento do juiz Marlom Reis, um dos coordenadores do Movimento de Combate à Corrupção. Então, o que de fato ocorreu com a Justiça Eleitoral no Tocantins? Rendeu-se ao Poder Executivo Estadual ou...

Por tudo o que se viu, veio em boa hora a criação do site Nós Combatemos a Censura (We Fight Censorship), do portal da ONG Repórteres Sem Fronteiras. Segundo o jornal O Estadão, "Christophe Deloire, diretor-geral da RSF, define o site como "um instrumento de dissuasão", para forçar os governos autoritários a respeitar a liberdade de informação, "que é a liberdade que possibilita a existência de todas as outras". Ele explica sua missão: "Queremos demonstrar que prender o autor de um artigo, confiscar os exemplares de um jornal ou bloquear o acesso a um site de vídeos não evitará que o conteúdo em questão dê a volta ao mundo."

Que assim seja e que não se permita que este site sofra as mesmas pressões que sofreu o WikiLeaks. Quem desejar, já pode acessar o site We Fight Censorship, clicando no link abaixo (o site está em inglês, mas permite a tradução para o português). O site já está no ar e recebendo colaborações de qualquer parte do mundo. Que tal vermos lá umas ums notícias brasileiras?





0 comentários:

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links Acessar Portal
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Meu Espaço no Scribd

Link do blog


(Copie e cole o código acima na barra lateral do seu blog)

Acessar
Ocorreu um erro neste gadget

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do racionalismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Mural de Recados

Comunique-se com outros participantes deste blog, deixando e recebendo recados!

El Escaparate (Ayuda Blogger)

Últimos Comentários

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...