0

Spotlight - Segredos Revelados, filme vencedor do Oscar/2016, retrata crimes de pedofilia de padres católicos

O filme Spotlight - Segredos Revelados foi, como todos sabem, o grande vencedor do Oscar 2016 e foi também, de certa forma, considerado uma surpresa, uma vez que todos davam como certas as vitórias ou do filme "O Regresso" (Leonardo DiCaprio) ou de "Mad Max: a Estrada da Fúria".
Do meu sofá, como já tinha lido as resenhas de todos os filmes, assisti tranquilamente a toda a cerimônia de premiação e torcia secretamente pelo filme "Spotlight", mas achando intimamente que ele não iria vencer porque sequer estava cogitado entre os favoritos e porque a Academia costuma premiar filmes com tendência a dar grandes bilheterias e não pelo conteúdo do seu enredo. Para minha surpresa, desta vez acertei (normalmente erro, pois costumo torcer pelos perdedores, exceto em relação ao meu Fluminense, que às vezes vence e conquista títulos importantes).
Achava que ia errar em razão dos dois filmes fortes candidatos e porque filmes com a trama de Spotlight, mostrando os bastidores e o lado negro das religiões, não costumam despertar o interesse popular e dar grandes bilheterias, já que os próprios fiéis são os primeiros a acobertar esses crimes, receosos de falar contra a Igreja, como de fato ocoreu, quando das investigações.
Baseado em fatos reais, o filme "Spotlight – Segredos Revelados" nos traz um enredo dramático, mas sem clichês ou sensacionalismo. No longa, um grupo de jornalistas de Boston, incansáveis e honestos, reúnem relatos de vítimas de abusos causados por padres católicos, bem como documentos que provam esses crimes de pedofilia. Eles revelam o escândalo de abusos infantis na arquidiocese da cidade e a falta de punição dos padres que cometeram esses crimes.
O filme traz uma crítica a esse tipo de atrocidade e mostra que os padres que cometeram os atos, ao invés de terem sido punidos, foram apenas transferidos de região para que o escândalo fosse abafado." (agencianotícias.com.br )
Que recado foi dado com essa premiação? Que as coisas estão mudando e a sociedade não tolera mais esse tipo de crime, praticado impunemente, nem diria há décadas, mas há séculos. Quantas famílias enviavam seus filhos para internatos católicos, (os mais caros), achando que teriam uma educação mais esmerada  e que lá, só aprenderiam coisas boas e a excelência dos princípios morais?
Antes, as pessoas temiam falar contra a Igreja. Hoje, os mais esclarecidos e corajosos, já ousam denunciar. Falta agora a coragem para denunciarem também quando são enganados e lesados. Vejam, abaixo, um trailer do filme, recomendadíssimo e já em exibição nas principais salas do Brasil e do mundo:
Assistam ao filme e comentem! Saudações Irreligiosas!

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links Acessar Portal
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Meu Espaço no Scribd

Link do blog


(Copie e cole o código acima na barra lateral do seu blog)

Acessar
Ocorreu um erro neste gadget

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do racionalismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Mural de Recados

Comunique-se com outros participantes deste blog, deixando e recebendo recados!

El Escaparate (Ayuda Blogger)

Últimos Comentários

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...