Em alguns anos, para onde irão os ...tilhões de yottabytes de informações hoje armazenados nos provedores de internet?
Ninguém pode garantir ou saber o destino que será dado, em alguns anos, aos ...tilhões de yottabytes de dados e informações hoje armazenados nos provedores de internet. A informação virtual é prática, rápida, acessível de qualquer lugar, tem alto teor de propagação, permite fáceis ilustrações, um visual melhor, mas não é segura: não há garantias de que, a que hoje existe, ainda possa existir daqui a três ou mais anos. Qual o tempo de vida mínimo garantido? Dois anos? Cinco anos? X anos? E como se pode ter certeza de que ela ainda estará lá, no mesmo lugar, intacta e acessada pelo mesmo caminho?
E o pior é que ninguém nos informa disso, salvo rarísimas exceções. Suponho que nem mesmo os grandes provedores de armazenamento como, por exemplo, o Google e o Yahoo possam responder a esta pergunta.
Recentemente, postei um artigo num fórum e recebi o aviso de que "a informação seria arquivada por 6 meses, sendo apagada do banco de dados após este período". Este, ainda sabia e teve a dignidade de informar. Propriedade intelectual, direito autoral, nada disso está corretamente regulamentado e em uso no mundo virtual.
Até que encontrem a solução do problema, o livro e a informação escrita em papel ainda são os meios mais seguros de conservar documentos para o futuro. Se você insiste em guardar informações virtuais, copie-as, HOJE, para uma mídia própria (CD, DVD, HD, "pen-drive,etc), se não quiser imprimi-las. E nem pense em guardar suas memórias para a posteridade em mídia virtual. Informação digital, de sua propriedade, gravada em mídia própria, você ainda pode salvar, mesmo assim, com o cuidado de transferi-las, para outro veículo, quando se tornarem obsoletas. Mas a informação virtual que se hospeda e trafega na rede mundial?... Ninguém sabe! Tudo poderá virar fumaça e desaparecer.
Por incrível que pareça, seguro mesmo ainda é o bom e velho livro de papel. E nem tentem compará-los com os "e-books".
0 comentários:
Postar um comentário
Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!