Mas, pelo menos no Brasil, um país laico, o que mais incentiva essa prática é a proteção constitucional (liberdade de culto religioso e imunidade tributária dos templos religiosos) e outros dispositivos legais que, combinados, acabam levando à impunidade, tal qual ocorrem com os políticos, com os seus foros privilegiados e imunidades parlamentares. Quantos políticos e líderes religiosos foram presos e condenados aqui no Brasil?
Bem, a notícia está aí embaixo. Acompanhem todos os episódios a ela relacionada e depois busquem pelo resultado final. Das duas uma: ou os reús serão absolvidos ou os processos irão se arrastando, se arrastando, até caducarem e se extingüirem por decurso de prazo, igualzinho ao que acontece com os políticos. A palavra final ficará nas mãos do STF. E se for para lá e até chegar lá... Assim é no Brasil,
Edir Macedo e mais 9 viram réus por lavagem de dinheiro
Ter, 11 Ago, 08h06
A Justiça de São Paulo acatou ontem a denúncia contra o bispo Edir Macedo e outras nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), eles são acusados de integrarem um esquema envolvendo empresas de fachada, que remetia ao Exterior dinheiro obtido com doações de fiéis. Esse dinheiro, depositado em paraísos fiscais, voltava ao Brasil em forma de contratos de mútuo utilizados para a aquisição de empresas.
A acusação formal foi oferecida no último dia 5 pelo MPE, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - Núcleo São Paulo, e recebida pelo juiz da 9ª Vara Criminal da Capital. Além de Edir Macedo, foram denunciados Alba Maria da Costa, Edilson da Conceição Gonzales, Honorilton Gonçalves da Costa, Jerônimo Alves Ferreira, João Batista Ramos da Silva, João Luís Dutra Leite, Maurício Albuquerque e Silva, Osvaldo Scriorilli e Veríssimo de Jesus.De acordo com a denúncia, Edir Macedo e os demais acusados há cerca de 10 anos vêm se utilizando da igreja para a prática de fraudes. Durante as investigações, os promotores conseguiram localizar milhares de depósitos em dinheiro em favor da Igreja Universal. Somente no período entre março de 2003 a março de 2008, esses depósitos somaram R$ 3,9 bilhões, de acordo com o MPE.
Levantamento feito pelo MPE e pela Polícia Civil, com base em dados bancários e fiscais obtidos judicialmente, mostra que a Igreja Universal movimenta cerca de R$ 1,4 bilhão por ano no Brasil, dinheiro arrecadado por meio do pagamento de dízimo por seus milhares de fiéis espalhados por 4.500 templos, instalados em 1.500 cidades do País.
Dízimo
Na denúncia, o MPE destaca que Edir Macedo e outros bispos destinavam grande parte de sua pregação para a coleta do dízimo, enfatizando a necessidade de a igreja angariar recursos para a compra de óleos santos de Israel, o financiamento de novos templos e o pagamento de pregações nas rádios e TVs. A Universal aceitava cheques, carros e outros bens como doação.
Ainda segundo a denúncia, Edir Macedo e os outros denunciados se aproveitaram da imunidade tributária estabelecida pela Constituição para templos religiosos e passaram a utilizar a Igreja Universal para benefício próprio, captando os valores dos dízimos, ofertas e contribuições dos fiéis, investindo em bens particulares, como imóveis, veículos ou joias. Para os promotores, ficou comprovado que o dinheiro das doações, em vez de ser utilizado para a manutenção dos cultos, era desviado para atender a interesses particulares dos denunciados.
Fonte: Agência Estado/Yahoo Notícias (http://br.noticias.yahoo.com/s/11082009/25/manchetes-edir-macedo-9-viram-reus.html )
3 comentários:
eu acho que isso é mais uma perseguiçao religiosa, a igreja esta de portas abertas para receber as pessoas que estao sofrendo ,por que eles nao preocupa com os verdadeiros ladroes que sao os politicos
Exatamente isto é o que o Edir Macedo espera que todos pensem e é exatamente isto o que a IURD e a TV Record irão divulgar. E os fiéis acreditarão, pode crer. Fazer o quê?
Não é o que o Bispo ou a Record quer que as pessoas pensem. Quem conhece o dia a dia dentro da Igreja Universal, o cuidar das pessoas, a dedicação em mostrar o reino de Deus ás pessoas sabe que não tem nada de fanatismo e sim uma fé verdadeira em Deus, não somos ignorantes sem cultura como muitos alegam. Só para exemplo, o que seria dos 3,5 milhões de jovens que a Universal tirou e mantém longe das drogas, do roubo e de uma vida infeliz. Eu posso falar, pois sou um deles e hoje ajudo os outros. Não quero defender a Universal, mas é inegavel a obra que Deus faz atravéz da IURD. Deus abençoe os leitores.
Postar um comentário
Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!