Nem é preciso colocarmos aqueles narizes de palhaços para que nos identifiquemos. Se o fizéssemos, seríamos apenas alguns, quando na realidade somos todos, excetuando o poder dominante. "Eles" já sabem quem somos e nem precisamos fazer micagens para que se riam de nós. Mas quem são "Eles"? "Eles" são a Corte (Governo, políticos, banqueiros, grandes empresários, conglomerados econômicos nacionais e internacionais) de um reino chamado Brasil.
Pensam que somos uma república democrática? Uma ova! Não nos enquadramos na definição do que seja uma democracia que, aqui, é mesmo de fachada, só existindo no papel. Sim, está escrito no artigo 1º da nossa constituição : " A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito". Mas e daí? Quantas coisas existem na CF e que lá só estão para dar uma aparência de seriedade e legalidade?
Não, não se espantem, mas o Brasil está mais para reino (e nós para bobos da corte) do que para uma república democrática. Então, seríamos uma república democrática no papel e um reinado na prática, sendo um, o inverso do outro, ou seja: o que está escrito que é, não é; o que não está escrito que é, é. Este jogo de palavras é intencional, para forçá-los a pensar. Não somos de direito, mas somos de fato um reino; mas não um reino convencional, e sim , um daqueles onde impera a tirania e a cleptocracia; um reino com uma maioria esmagadora de escravos trabalhando para Corte, que lhes toma 85% de tudo o que produzem, deixando-lhes uns míseros 15% para a sua sobrevivência.
Para entenderem melhor como isso acontece, vejam o slide show que adaptei depois de recebê-lo de um dos mais ilustres colaboradores deste blog, o colega e ambientalista Antídio Teixeira:
(Pare o mouse sobre a imagem, para ler o inteiro conteúdo do slide! Ao retirar, a exibição normal prosseguirá).
4 comentários:
concordo!! Parece mais uma monarquia com milhares (ou milhões)de bobos da corte.
Bom demais teu blog
abração
Terezab
Adorei esse texto.
O que funciona de verdade no nosso país? Carnaval e turismo.
ahahaha
Amigo, somos e seremos sempre o país dos bobos.
abraços
E continuará assim, enquanto o povo não exigir reformas no regime político. Ou é isto ou...
Parabéns... Pensei que só eu sentisse vontade de rir ao ouvir a expressão Estado Democrático de Direito... E, ainda assim, rir p/ não chorar...
Só não saberia expor, tão bem qto vc. Aliás, gostaria que desse uma olhada em meus textos do Debatendo Ideias, sobretudo o último, onde entitulei: Democracia de Fachada e, se topares, gostaria que fosse um dos autores colaboradores... Qto a sermos bobos da corte, Roberto DaMatta já dizia, a política de pão e circo de Roma, aqui se faz com carnaval, futebol e cachaça... Rs, "copiando" o macado simão, vou pingar meu colírio alucinógeno...rs
Postar um comentário
Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!