0

Acesso a números sobre a "reforma da Previdência" foram bloqueados, por ordem do Ministério da Economia

Sim, caro leitor, é isto mesmo que você está lendo. Por mais absurdo que pareça, e não obstante esteja  em pleno vigor a Lei de Acesso à Informação, que garante a qualquer cidadão o acesso aos dados da administração pública e informações de interesse público ou pessoal nos bancos de dados do governo, o ministro Paulo Guedes ordenou, sem amparo legal, que qualquer dado relacionado aos estudos e projeto da reforma da Previdência fossem considerados de acesso restrito, até mesmo para a imprensa.

A Lei de acesso à informação não admite tal classificação, a não ser em casos que envolvam riscos à segurança nacional, o que não é o caso. Por que o governo não quer que conheçamos os verdadeiros números da Previdência? Por que isso precisa ser escondido da opinião pública e por que a imprensa não pode ter acesso aos verdadeiros dados, onde quer que se encontrem, dentro da estrutura organizacional da União.? Afinal, alguma informação verdadeira deve existir em algum lugar, dentro ou fora dos bancos de dados oficiais. E se existe, essas informações devem, por lei, ser compartilhadas publicamente, mormente se forem requisitadas com base na Lei 12.527/2011, uma conquista cidadã.

Mas não é isso o que acontece na prática. O governo tenta, a qualquer custo, esconder os verdadeiros números da Previdência Social, para que possa divulgar os falsos, aqueles que pretendem passar para a opinião pública, com o intuito de tentar justificar a sua proposta de reforma da Previdência. Para isso, a verdade não pode ser conhecida, e tem de prevalecer a mentira e a desinformação.

Comprovando nossa alegações, vejam abaixo, um excerto da matéria publicada em 21/04/2019, pelo jornal Folha de São Paulo (https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/04/sigilo-em-estudos-sobre-reforma-da-previdencia-e-criticado-por-aliados-e-oposicao.shtml), ao qual foram negadas as informações solicitadas:


Os reais motivos para negar ou dificultar a obtenção das informações



Para poder implantar medidas impopulares - e no caso brasileiro a "reforma da Previdência" é uma delas -, governos precisam mentir, enganar ou esconder informações da opinião pública, de quem buscam obter apoio. O segundo passo é divulgar as informações (falsas) de interesse governamental. E essas informações precisam parecer verdadeiras, para poder fabricar consenso na opinião pública. e até mesmo dentro de casa, entre os parlamentares que irão votar a reforma.

Voltando ao exemplo brasileiro, uma vez vetados os acessos às informações verdadeiras, o governo fica livre para divulgar o que quiser, inclusive (e principalmente) as fake news da sua usina, como se vê nos exemplos abaixo:


Aí estão, muito sucintamente, demonstradas as técnicas utilizadas para enganar e manipular a opinião pública, o que não é apenas uma exclusividade brasileira, é bom que se diga. O método é universal, mas o Brasil é um exímio e contumaz utilizador. As checagens referentes às duas figuras acima foram obtidas na Agência Lupa, especializada em checar fake news. Interessados em obter maiores informações poderão também obtê-las consultando a matéria "As fake news do governo sobre a reforma da Previdência, sobre os orçamentos, ações governamentais e políticas públicas". (clique aqui para acessar!).

Depois disso, caro leitor, será que você vai continuar a acreditar nas propagandas e informações oficiais do governo sem checar?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do criticismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...