0

Norovírus x morovírus - características e sintomas

Grau de letalidade, facilidade e velocidade de propagação, resistência, abrangência e público-alvo, são as características que determinam o grau de periculosidade de um vírus. Até aí, nada demais, porque sabemos disso e sempre convivemos com vírus e bactérias, nem todos altamente perigosos. Mas há alguns tipos de vírus que são indesejáveis, maléficos e devem ser combatidos, tão logo manifestem os primeiros sinais de propagação. 

Tal é o caso de três perigosos vírus que grassam no Brasil: o bolsovírus, o guedesvírus e o morovírus. Já falamos sobre os três mas, desta vez, vamos nos ater mais ao morovírus (o menos perigoso dos três, mas o mais traiçoeiro) porque existe uma confusão generalizada entre as pessoas, que não sabem distinguir as diferenças entre o morovírus e o norovírus, tomando um pelo outro e pensando tratar-se do mesmo. Para dirimir essas dúvidas e mostrar as diferenças, resumimos as principais características e sintomas de cada um, na imagem abaixo:

Norovírus e Morovírus
Norovírus x Morovírus: Diferenças

Espera-se agora que a ilustração tenha sido suficiente para mostrar as diferenças e que o leitor não mais se confunda e aprenda a identificá-los. Mas falta ainda falar sobre os métodos de precaução. 

Os sintomas do norovírus se confundem com os do rotavírus (gastroenterite, cólicas, dor de cabeça, desidratação, infecção por ingestão de alimentos e águas contaminados), mas pode ter o seu poder de contaminação diminuído com medidas simples, como evitar contatos com pessoas infectadas, evitar aglomerações e ambientes fechados, lavar as mãos frequentemente, ingerir bastante líquidos, medicar-se com remédios que tenham por princípio ativo o paracetamol, vacinar-se e observar repouso. Não há necessidade de erradicação.

Já o morovírus, este precisa ser erradicado urgentemente, porque se atuando em conjunto com o bolsovírus e o guedesvírus - e eles estão aí, circulando juntos -, pode dizimar um país e acabar com a sua economia. O grande problema é que enquanto o bolsovírus e o guedesvírus são facilmente identificáveis (fal demais e se revelam), o morovírus se esconde traiçoeiramente, agindo nas sombras, e quando chega a ser detectado, os estragos já estão feitos. Este vírus precisa ser isolado e retirado da vida pública. Sua dizimação enfraquece o bolsovírus que, por sua vez, enfraquece o guedes vírus, o mais perigoso de todos. A solução do problema se dá numa das seguintes ordens de remoção: morovírus > bolsovírus > guedesvírus ou bolsovírus > guedesvírus > morovírus ou ainda bolsovírus > (guedesvírus + morovírus). 

Uma coisa é certa: Se conseguirmos eliminar o bolsovírus, os outros dois morrem. Se não, que se faça o caminho inverso, de trás para frente. O que não é inteligente é deixar esses três vírus coexistirem no Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do criticismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...