7

Evangélicos Neopentecostais: Um Crescimento Vertiginoso e Perigoso

Cuidado com os Evangélicos! Criticá-los? "Não Pode!" Dá Processo.


É, o poder econômico dos evangélicos está crescendo mesmo; preocupante e assustadoramente. Só de janeiro a março deste ano, mais de 100 processos deram entrada na Justiça, em 20 comarcas brasileiras, movidos pelos evangélicos contra jornais, jornalistas e emissoras de TV. Tudo porque ousaram criticá-los desfavoravelmente, segundo a sua ótica.

Geralmente as ações são de "indenizações por damos morais" e os formatos das petições parecem ter o mesmo modelo e um texto padrão, fornecidos pelas administrações das igrejas evangélicas, que estão assessoradas por bons e oportunistas advogados. Em Direito, isto poderia ser classificado, como"litigância de má fé", por ser a motivação ilegítima. E, de fato, algumas das ações, com este veredicto, já foram julgadas. O Objetivo real delas, não é o reconhecimento do erro, a retratação pública e o recebimento das indenizações, mas sim a intimidação. Sequer estão se importando se vão ganhar ou perder. Querem é deixar o recado: "Se ousarem nos criticar, é isto o que vai acontecer".

As quatro principais motivações dessa enxurrada de processos foram: 1) A reportagem da Folha de São Paulo, em dezembro de 2007, "Universal Chega aos 30 anos com Império Empresarial", na qual se tece comentários sobre a formação do patrimônio econômico da IURD, com denúncias sobre a possibilidade de lavagem de dinheiro dos dízimos, no exterior. Só a autora da matéria, jornalista Elvira Lobato, já coleciona mais de 60 processos; 2) reportagem do jornal "Extra", do Rio de Janeiro, criticando um fiel que doou um carro à igreja, em troca de um suposto milagre; 3) reportagem do jornal "A Tarde", da Bahia, por críticar um pastor protestante que atacou uma imagem sacra; 4) Cena da novela da Globo "Duas Caras", que mostrou, neste mês de março, uma seguidora fanática (Edivânia), incitando os moradores a cometerem atos de violência e preconceito contra outros três personagens que viviam um suposto triângulo amoroso, morando sob o mesmo teto.

Vejam algumas das manchetes:

  • Fiéis da Universal processam a Folha de S. Paulo;
  • Fiéis da Universal processam jornais "Extra (RJ)" e "A Tarde(BA)";
  • "Assédio Judicial" em Ações de Fiéis da Universal
  • Igrejas e Sites Evangélicos Mobilizam-se para Processar TV Globo
  • União Evangélica Brasileira concita fiéis a boicotar e processar TV Globo

E vamos parar apenas nestes exemplos mais recentes, para poder comentar o que está acontecendo. De lembrar, porém, que vários outros casos semelhantes têm existido, principalmente nos últimos cinco anos, quando o crescimento dos evangélicos se acelerou, com o fortalecimento do patrimônio econômico e a compra de jornais, revistas e concessões de canais de televisão, todos praticando o "marketing religioso das religiões evangélicas. Não podemos nos esquecer que a realidade de hoje é bem diferente da de dez anos atrás e que, segundo a "Folha OnLine (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u373563.shtml )", só a Igreja Universal do Reino de Deus já controla, sozinha, a maior parte das TVs no país (você já viu quantos programas religiosos evangélicos pululam nos canais de TV?), sendo a principal delas a Rede Record, da qual seria a principal acionista (fato não comprovado e insistentemnete negado pela IURD, que se qualifica apenas como principal cliente). Isto, aliás, nem vem ao caso. O que importa é que elas dominam mesmo os programas religiosos exibidos nas emissoras afiliadas da BAND e da Record, sem falar nas empresas de radiodifusão, onde também possuem emissoras próprias e/ou horários cativos.

Mas não ficam atrás, em matéria de programas de TV e radiodifusão, as dissidentes "Internacional da Graça de Deus", "Mundial do Reino de Deus", "Mundial do Poder de Deus" e "Renascer em Cristo", todas também praticantes do marketing religioso e proselitismo concorrencial, além de possuirem técnicas muito semelhantes de arrecadação de dízimos e doações diversas (cunhadas na IURD), com o mesmo tipo de assessoramento jurídico. Será somente coincidência?

Como se isso não bastasse, há que se considerar dois outros grandes perigos: 1) Os avangélicos, com cerca de 48 milhões de seguidores, segundo eles próprios, são hoje a segunda força religiosa do país (aproximando-se paulatinamente da primeira, a católica), ou seja - mais de um terço da população adulta; 2) nenhum político desprezará essa massa votante. Na Câmara e no Senado, já existe a "bancada evangélica", com membros das Assembléias de Deus e das neopentecostais, para defender seus interesses. Essa bancada chegou a atingir, em uma só legislatura, cerca de 70 deputados.

Diante de tudo isso, eles agora se acham poderosos e não admitem críticas contrárias ao que praticam. Não se sabe ao certo o número total de evangélicos no Brasil, já que o último censo do IBGE refere-se ao ano 2000. O número de 48 milhões de fiéis, como dito, foi divulgado pelos próprios evangélicos e pode não ser correto. Segundo outros, eles seriam 35 milhões. Dados do IBGE , do censo de 2000, acusavam 26,1 milhões, sofrendo, porém, fortes críticas quanto aos critérios de aferição, que teriam subestimado os números dos evangélicos e somente acertado na tendência do crescimento, que apontava para a triplicação dos seguidores em 10 anos. Assim, projetando para 2008, com uma taxa de crescimento de 7,43% ao ano, num cálculo bem simplório, eles seriam hoje, no mínimo, uns 42 milhões. Daí, a sua autoconfiança e prepotência.

No Brasil, o evangelismo originou-se do protestantismo, que aqui chegou em 1624-25, com a invasão holandesa. As igrejas protestantes vem sendo, no Brasil, mais do que em qualquer outro lugar, um fenômeno religioso que desperta o interesse de peritos nessa área, devido ao vertiginoso e acelerado crescimento das últimas décadas, que coloca o Brasil como o segundo país no mundo em maior número de protestantes, só ficando atrás dos Estados Unidos (fonte: "Mídia e Fé - http://www.cacp.org.br/midia/)

Das 3 grandes ramificações das igrejas protestantes (tradicional, pentecostal e neopentecostal), temos, entre as pentecostais, a "Assembléia de Deus" (de Silas Malafaia) e "Deus é Amor", as duas maiores representantes e, entre as neopentecostais, as 4 grandes: Universal do Reino de Deus (Edir Macedo - 1977); Internacional da Graça de Deus (Pastor Romildo R. Soares - 1980); Renascer em Cristo (Estevan Hernandez - 1986); Mundial do Reino de Deus (?) e Mundial do Poder de Deus (Valdomiro Santiago - 09/03/1998). Todas essas neopentecostais, - não sabemos se também a Igreja Apostólica Renascer em Cristo -, são dissidências da IURD, daí, a similitude entre os nomes e as práticas. Com todas essas trapalhadas, estima-se que até o ano de 2020, mais da metade da população brasileira será de evangélicos e o Brasil pulará de segundo para o primeiro lugar entre os países mais pentecostais do mundo (tomara que eu já esteja morto, para não ter que assistir ao caos!).

Como se vê, igreja, principalmente para os neopentecostais, é negócio. E como negócio, tem de ser defendido da concorrência e da propaganda contrária. Por isso, a enxurrada de processos. Portanto, se você for criticá-los, cuidado! Corre o risco de sofrer processos, especialmente se a matéria tiver repercussão (eles não se importam muito com os pequenos ou com matérias que não tenham repercussão nacional). Mas, se tiver e com o crescimento e força que estão ganhando... (huuum! sei não, sei não).

Infelizmente, a nossa Constituição Federal, em seu artigo 5º, inc. VI, ao garantir a liberdade de crença e o livre exercício dos cultos religiosos, protege não só essas igrejas, como o tipo de malefícios e transtornos que elas causam, formando um exército de fanáticos que sofrem lavagens cerebrais semanais, submetendo-se ao cativeiro religioso. Com isso, a IURD fortaleceu-se aqui e, rompendo as fronteiras do Brasil, já está presente em mais de 115 países, segundo a Enciclopédia Digital Wikipédia.

Será que um dia, pelo menos no Brasil, uma emenda constitucional poderá corrigir o problema? Quem terá coragem?

*********** **********

Fontes dos dados estatísticos: Wikipédia; IBGE; Folha OnLine - Brasil (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u373563.shtml) Centro Apologético Cristão de Pesquisas - CACP( http://www.cacp.org.br/midia/); upgospel( http://www.upgospel.com.br/issue1/ ); Globo on Line; Revista de Estudos Religiosos - Nº 2/2003/pgs 75-80

Notas: 1) Ativemo-nos a comentar apenas as ações dos neopentecostais (ramo ao qual pertencem a IURD, a Internacional da Graça de Deus, a Renascer em Cristo, a Sara Nossa Terra e a Universal do Poder de Deus) por serem estas as igrejas mais poderosas e as que mais agressivamente se defendem, atacam e praticam o proselitismo. As tradicionais (batistas, metodistas, presbiterianas) e as pentecostais como as "Assembléias de Deus", "Deus é Amor", "Congregações Cristãs" e "Evangelho Quadrangular") são mais comedidas e menos nocivas, excetuando, talvez a Assembléia de Deus, que de uns anos para cá, parece querer trilhar o mesmo caminho, capitaneada pelo pastor Silas Malafaia, de língua afiada e bastante prepotente, na qualidade de líder religioso da maior igreja evangélica do Brasil (a IURD, do Edir Macedo, é a segunda).

2) Para conhecer mais sobre as igrejas evangélicas neopentecostais, leiam as biografias de seus respectivos fundadores e as suas trajetórias. Depois concluam, como conseguiram, em pouco menos de 3 décadas, tornarem-se tão ricas e poderosas. Não estou afirmando denunciando nada; apenas sugerindo que pesquisem e estudem o assunto.

Technorati : , , , , , , , , , , , , ,
Del.icio.us : , , , , , , , , , , , , ,

7 comentários:

paulo disse...

Nenhuma instituição no país tira tanta gente do "limbo"(criminalidade, prostituição, alcolismo, drogas)como a Igreja Evangélica, e se alguém acha bonito todo esse lixo, certamente é contra o crescimento dos evangélicos. Quanto aos líderes mal intencionados e "falsos crentes", o problema é deles com Deus, eu não estou alí pra cultuá-los e sim para servir à Jesus, este sim é exemplo e não falha jamais...

ivosgreis disse...

Caro Paulo: Você deve ser um cristão puro e bem-intencionado, mas, infelizmente, os líderes religiosos dos evangélicos, como o Pastor silas Malafaia, O Edir Macedo, o RR Soares (cunhado dele) e outros não são, e vivem enganando as pessoas humildes. Devemos ficvar calados?

Genilson Vieira Martins disse...

bgO CRESCIMENTO DOS EVANGÉLICOS NO BRASIL É SIMPLISMENTE UMA DEMONSTRAÇÃO DA OBRA REDENTORA DE CRISTO, QUE ESTÁ SENDO AMPLAMENTE PREGADA EM TODOS OS CANTOS DO BRASIL POR HOMENS SÉRIOS E COMPROMETIDOS COM A PALAVRA. AS COISAS DE CRESCEM E FRUTIFICAM COM FACILIDADE POR QUE DEUS É QUEM ESTÁ NO CONTROLE.
CONCORDO PLENAMENTE COM O PAULO, DEUS TÊM LIBERTADO MUITAS VIDAS DOS VÍCIOS E QUER SALVAR A TUA VIDA TAMBÉM IVOSGREIS, BASTA VOCÊ DEIXAR QUE JESUS CRISTO ENTRE EM TEU CORAÇÃO E ELE TRANSFORMARÁ COMPLETAMENTE A TUA VIDA.
EU SOU EVANGÉLICO A 6 ANOS E TENHO UMA VIDA MUITO FELIZ. A VERDADEIRA FELICIDADE SÓ ENCONTRAMOS EM JESUS CRISTO.

Dani disse...

Muito bom seu post. Você não tem interesse em publicar seus textos contra religião em www.semreligiao.com.br ?

ivosgreis disse...

Claro que sim, Dani, desde que você me diga como. Vou visitar o blog que você indicou.

Se a política de lá for igual à nossa - desmistificar as farsas e alertar os incautos, não vejo porque não fazê-lo. Volte mais vezes!

paulo disse...

Dani, num ponto eu concordo com vc, RELIGIÃO não leva à nada... Mas JESUS Cristo não é religião, ele se ofereceu em sacrifício por nós, inclusive pelos INGRATOS... Se esse mundo arrogante, orgulhoso e prepotente parasse de dar as costas pra Deus, não haveria tanta desgraça...

FRANCISCO DE LIMA GOMES disse...

É PERIGOSO! O Brasil tem uma nova ordem MAS está apenas no prelúdio.
É PERIGOSO! O paraíso católico e seus coronéis estão. A velha ordem católica com seus coronéis (do Maranhão, da Bahia) e tantos outros ladrões está ameaçada.
Brasil desenvolvido e católico é impossível.
O Brasil de maioria evangélica, mais higiênico e saudável, com mais liberdade de expressão, com menos coronéis, mendigos e vagabundos.
Com forte viés da livre-iniciativa e Estado menos oneroso às comunidades.
Menos clientelismo e menos CARIDADE FRATRICIDA CATÓLICA.
Desenvolvimento e justiça social é um sonho possível.

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links Acessar Portal
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Meu Espaço no Scribd

Link do blog


(Copie e cole o código acima na barra lateral do seu blog)

Acessar
Ocorreu um erro neste gadget

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do racionalismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Mural de Recados

Comunique-se com outros participantes deste blog, deixando e recebendo recados!

El Escaparate (Ayuda Blogger)

Últimos Comentários

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...