0

Informação e notícia são mercadorias? Então blogueiros e povão não podem usá-las de graça!

É lamentável que se considere as notícias e o direito à informação como mercadorias sobre a qual se deva pagar um preço para poder usá-las!... Mas é assim que o poder dominante, em nível mundial, começa a interpretar as informações e notícias veiculadas na Web. E já começa a haver uma movimentação no sentido de proibir a sua livre divulgação em blogs e redes sociais.

Vamos entender melhor: Olhem, não me chamem de louco o que vou propor aqui é só para tentar entender melhor a questão, combinado? Vamos dividir a humanidade em "Eles" e "Nós". Quem são "Eles"? "Eles", são o poder dominante ( governo, banqueiros, grandes empresas e conglomerados econômicos ); "nós" somos
nós, o povo, qualquer pessoa que não pertença à classe dominante. "Eles" se julgam no direito de controlar nossas vidas (e de fato controlam), dizendo o que podemos ou não fazer, quanto vamos ganhar, onde e como podemos morar, o que vamos consumir e quanto temos de trabalhar e pagar para "Eles" viverem melhor. Em tudo colocam preço e obrigam-nos a trabalhar para poder pagar o preço imposto por "Eles". Em troca, dão uma pequena contrapartida em obras sociais, infraestrutura, saúde, segurança e educação mas, sempre em uma quantidade muito inferior ao que seria justo e desejável porque, é claro, "Eles" têm de lucrar. Se tudo o que derem em troca for de primeira, diminui o seu lucro e isto "Eles" não aceitam.

Agora vamos voltar ao assunto que motivou esta matéria: a livre utilização da informação e da notícia. Antes da era da Internet "Eles" estavam acostumados a vender notícias e controlar a informação que era veiculada pela mídia impressa (periódicos, livros, jornais e revistas) e pelo rádio e televisão. Agora, essa mídias estão perdendo espaço para a internet, que divulga as informações até muito mais rapidamente do que os veículos tradicionais. E, o que é melhor, "com liberdade de expressão", sem o controle governamental ou de quem quer que seja. Isto "Eles" não aceitam. Informação livre, de graça e sem nenhum controle?!... Não pode! A mídia impressa está perdendo espaço, muito espaço; e as outras também. Isto traz prejuízo para "Eles", além de exporem-nos a riscos como, por exemplo, a divulgação de informações que "Eles" desejariam ficassem escondidas. Além disso, acham um absurdo que os blogueiros e redes sociais lhes façam concorrência e que o povo (nós) utilize essa informação gratuitamente.

Diante desse quadro, em vários países, começam a surgir movimentos para restringir e controlar o acesso à internet. Aqui no Brasil, está no Congresso a famigerada "Lei Eduardo Azeredo", apelidada de "AI-5 Digital", que estabelece algumas proibições e penalidades e obriga a identificação do usuário, podendo controlar toda a sua trajetória na rede. Ainda está em discussão e sofrendo forte resistência, mas vão tentar emplacá-la, se o povo deixar.

Mas em outros países, existem propostas semelhantes e em alguns poucos até já em vigor. A mais grave que se desenha é a proposta recentemente pela Itália (ainda vai a votação), que simplesmente quer impedir o livre uso dos blogs, proibir propagandas nesses veículos e também restringir e controlar o que os usuários da Web podem ou não fazer. Blogar? Só com permissão governamental.

"Eles" acordaram e viram que o povo estava se beneficiando de um descuido do poder dominante e utilizando informação livre e gratuitamente, diminuindo o lucro dos grandes grupos editoriais e de comunicação em geral, sem contar com o risco do vazamento de informações privilegiadas e até criminosas. Então, lobby nos governos! Diminuir o lucro e a segurança deles e ainda por cima sem pagar? Não pode! Proiba-se!

Você acha que deva haver um controle e policiamento no uso da internet ou ela deve seguir livre, como quando foi criada? Ou talvez, quem sabe, criminalizar algumas atividades como a pedofilia e o estelionato virtual, por exemplo, deixando seguir livre as informações opinativas e noticiosas?

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!

As imagens utilizadas neste blog foram coletadas na internet ou produzidas por adaptações ou fotomontagens. Se por acaso o detentor do copyright não concordar com a exibição, basta entrar em contato conosco e comprovar a propriedade para que a retiremos do blog.

Pesquisar neste blog

Pingar/Favoritar/Compartilhar/Traduzir

Uêba - Os Melhores Links Acessar Portal
Enviar post ao lado para ... ->Bookmark and Share

Traduzir(Translate):


Nota de esclarecimento:

Apesar de primarmos pela seriedade deste blog, só informando aquilo que é correto e comprovado, em determinadas ocasiões seremos obrigados a optar pela linguagem bem-humorada e irreverente dos jovens. Afinal de contas, o nosso objetivo é "informar e divertir" e, ocasionalmente, em alguns dos assuntos referentes a Religião e Política, esse tipo de linguagem poderá vir a ser utilizado, mas apenas como recurso literário, sem que isso represente uma ofensa ou achincalhamento a qualquer pessoa ou àquelas instituições, o que, aliás, repelimos.

Por favor, senhores políticos e religiosos, deixem-nos falar e não nos processem. Vocês podem retrucar, debater e se defender aqui mesmo e, se estivermos errados, nos retrataremos. O espaço também é livre para vocês.

Seguidores

Siga-me fora

Meu Espaço no Scribd

Link do blog


(Copie e cole o código acima na barra lateral do seu blog)

Acessar
Ocorreu um erro neste gadget

Minhas Redes Sociais



O grande coirmão

Parceiros Recentes


Bem-vindo, visitante

Bem-vindo, visitante!

Aqui você pode conhecer a minha opinião sobre variados assuntos, emitir a sua e/ou conhecer as dos outros usuários, com quem também poderá debater sobre os temas expostos. As únicas coisas a evitar são as ofensas pessoais, o radicalismo e o fanatismo, principalmente em questões de natureza religiosa.

Os artigos atribuídos ao administrador foram elaborados sob a ótica do racionalismo ou intimista. Todos os "posts" estão classificados por áreas de interesse. Escolha a da sua preferência e participe!


Arquivos

Meus Sites Literários

Ver site literário do autor

Videowalls

Mural de Recados

Comunique-se com outros participantes deste blog, deixando e recebendo recados!

El Escaparate (Ayuda Blogger)

Últimos Comentários

Visitantes:

Geral:

Efeitos Especiais
Por país, a partir de 17/06/2009: free counters

Atividades/Origens das visitas

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Textos protegidos por Copyright
Reprodução permitida, desde que
sem alterações e com citação do
autor original e fonte.
cód 2ª ln, 1ª cl esq

Conheça também estes sites da Rede DDD:

Clique aqui para acessar
Clique aqui para acessar
-- cód 1ª ln, 3ª cl (dir) --
--- cód 2ª ln, 3ª cl (dir) ---
Template por Abdul Munir, customizada por Ivo S. G. Reis | Blog - Layout4all
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...