José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil: mesmo fora do governo, ele vende informações privilegiadas e se firma como "o maior lobista do país", segundo avaliação da revista "Veja". Suas armas: telefones com linhas diretas para a Presidência, trânsito livre e tráfico de influência.
Não, não é so ele: FHC, Collor, ex-ministros, ex-presidentes do Banco Central, presidentes/ diretores de estatais e vários outros dos que ocuparam cargos nos altos escalões do Governo também fizeram isso. No Brasil, o prazo de quarentena estabelecido pela lei que regula o impedimento do uso de informações privilegiadas por ex-ocupantes de cargos do alto escalão governamental é ridículo (4 meses), diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos e Europa, onde esse prazo varia de um ano (Itália) a 5 anos(França). Mas mesmo que esse prazo fosse maior, quem fiscaliza isto? Aqui, as coisas tendem a correr frouxas e o exemplo aí está.
Sim, Dirceu está ganhando milhões para si e seus companheiros, vendendo informações privilegiadas do Governo, através da sua empresa de "consultoria política e empresarial". Com isso, volta a ser protagonista de mais um escândalo político que se avizinha (ainda sem nome ou apelido oficial), o do "Plano Nacional de Banda Larga", envolvendo investidores estrangeiros, a Telebrás, a Eletronet, os "planos de governo" e a vultosa soma de 15 bilhões (eu disse bilhões) de reais. "O Plano Nacional de Banda Larga – nome oficial do projeto sob suspeita – começou a ser gestado no início do governo Lula, quando Dirceu ainda era ministro. A ideia era criar uma estatal para oferecer internet em alta velocidade a preços subsidiados em todo o país – uma espécie de Bolsa Família da web".
Afastado do Governo no escândalo do mensalão (não o do DEM, mas o primeiro), o ex-ministro-chefe da Casa Civil, além de se encontrar ainda impune - e parece que vai continuar assim - alegou que, sem emprego, precisava sobreviver e, então, montou uma empresinha de consultoria para vender informações privilegiadas e "abrir portas para os investidores". E isto ele faz usando apenas um telefone e o prestígio do seu nome. O negócio deu tão certo que ele nem se preocupa mais com a sua volta ao cenário político nacional. Para quê? Suas prioridades agora são outras: atuando por trás dos bastidores, ele ganha muito mais (sem se expor tanto), fazendo a alegria dos seus parceiros, dentro e fora do Governo.
Leia a íntegra da notícia, veiculado sob o título "O maior lobista do país", publicada pela revista "Veja", em sua edição nº 2154, que começa a circular no próximo dia 3 de março.
3 comentários:
Oi,Ivo,primeiro,obrigadíssima por acompanhar meu blog e deixar um comentário tão elogioso.Não vim até aqui antes pq consegui me enrolar toda.Aliás,sou mestra em dá nó em pingo d'água...rsss.Acabei saindo do Rio há uns 10 dias e estou na Bahia por tempo indeterminado.Estou,inclusive,procurando casa pra alugar até dezembro.Depois verei como fica minha vida.Mais pra frente te conto o porquê disso.Mas,vc não imagina o que é se mudar de repente de cidade e de Estado.A gente fica mais perdido que agulha no palheiro:sou eu.
Mas,enfim,cá estou,com laptop e tudo.Só que meu modem é 3G da Claro é tem horas que fica como tartaruga,mas quebra um galho enorme.
Qto a este post:rapaz,eu era pró Lula,pró Dirceu,pró PT desde que me entendo por gente.Vc não imagina a decepção que tive qdo todo o podre do PT começou a vir à tona.Eu não queria acreditar,parecia pesadelo.Qdo vi o Dirceu sendo encarado pelo Roberto Jefferson, e não tendo o que responder na CPI,sofri mais que mulher que pega o marido na cama com outra.De lá pra cá perdi toda a ilusão de que existam políticos decentes e me recuso a votar nessa canalha que aí está e na que deixou o governo.Leia-se tucanos.José Dirceu é um crápula que não só enriquece de maneira espúria como tb tem comprometimento com empresários, banqueiros e toda a corja capitalista,como tb vive de beijos e abraços com Castro e outros ditadores da América do sul.Parece que esses "socialistas" só querem mesmo se perpetuar no poder por uns 20 anos ou mais.Aliás,a morte do Celso Daniel deve ter sido queima de arquivo pq ele sabia demais sobre Dirceu e sua quadrilha. Será que era um cara decente e se opôs ao que estava acontecendo? Não duvido.
Bom,amigo,vou dar um rolé pelo seu blog e deixar mais algum pitaco,ok?
bjs
Eu também era um simpatizante do PT, mas me desiludi. E agora, para as próximas eleições estou "sem candidato". Para mim, nem Marina Silva resolve. Ela é apenas a menos ruim entre os candidatos.
Vamos torcer para que apareça um novo nome, como o de Christovam Buarque, por excmplo, ou Pedro Simon. Mas estes "eles" não deixar ser candidatos (são honestos demais e descomprometidos com alianças espúrias).
Olá Ivo,
Em vesperas da eleição que deu a primeira vitória a Lula, esta idéia de banda larga acessível nacionalmente já era assunto nas festas do PT(participei de várias), assim como a idéia do "Luz para todos", "Bolsa família" e de outras pequenas táticas de manter o povo satisfeito.
Algumas eu até concordo que vieram para melhorar, mas as coisas são muito mais complexas que se imagina.
Marcos Valério já frequentava estas festas como um simples publicitário que queria uma boquinha nas verbas de campanha.
O José Dircel, já foi anunciado, será o presidente da ressucitada Telebrás, e nela ele fortalecerá sua base para mais poder ter na campanha eleitoral de Dilma e mesmo contra a vontade de quem for eleito, terá que fazer parte da transição de governo, o que lhe dará muitas informações privilegiadas do próximo governo e alguns elementos deste ficarão com o "rabo preso" ao Zé Dircel.
Mas como dizem: Em terra de cego quem tem um olho é rei.
Um grande abraço
Giba
Postar um comentário
Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!