O filme Spotlight - Segredos Revelados foi, como todos sabem, o grande vencedor do Oscar 2016 e foi também, de certa forma, considerado uma surpresa, uma vez que todos davam como certas as vitórias ou do filme "O Regresso" (Leonardo DiCaprio) ou de "Mad Max: a Estrada da Fúria".
Do meu sofá, como já tinha lido as resenhas de todos os filmes, assisti tranquilamente a toda a cerimônia de premiação e torcia secretamente pelo filme "Spotlight", mas achando intimamente que ele não iria vencer porque sequer estava cogitado entre os favoritos e porque a Academia costuma premiar filmes com tendência a dar grandes bilheterias e não pelo conteúdo do seu enredo. Para minha surpresa, desta vez acertei (normalmente erro, pois costumo torcer pelos perdedores, exceto em relação ao meu Fluminense, que às vezes vence e conquista títulos importantes).
Achava que ia errar em razão dos dois filmes fortes candidatos e porque filmes com a trama de Spotlight, mostrando os bastidores e o lado negro das religiões, não costumam despertar o interesse popular e dar grandes bilheterias, já que os próprios fiéis são os primeiros a acobertar esses crimes, receosos de falar contra a Igreja, como de fato ocoreu, quando das investigações.
Que recado foi dado com essa premiação? Que as coisas estão mudando e a sociedade não tolera mais esse tipo de crime, praticado impunemente, nem diria há décadas, mas há séculos. Quantas famílias enviavam seus filhos para internatos católicos, (os mais caros), achando que teriam uma educação mais esmerada e que lá, só aprenderiam coisas boas e a excelência dos princípios morais?
Antes, as pessoas temiam falar contra a Igreja. Hoje, os mais esclarecidos e corajosos, já ousam denunciar. Falta agora a coragem para denunciarem também quando são enganados e lesados. Vejam, abaixo, um trailer do filme, recomendadíssimo e já em exibição nas principais salas do Brasil e do mundo:
Assistam ao filme e comentem! Saudações Irreligiosas!
0 comentários:
Postar um comentário
Expresse a sua opinião, positiva ou negativa, sobre o texto acima. Seu comentário, se não retido pelo verificador automático de spam, será publicado de imediato. Se a publicação demorar alguns minutos, retorne e confira!